A cidade de Serra, um dos berços culturais do Espírito Santo, está localizada na região metropolitana. Pertence à Região Turística Metropolitana, onde se destacam as belas praias, o agroturismo, lagoas e vales.
Foi fundada no ano de 1556, e não diferente de outros agrupamentos sociais do período colonial brasileiro, o território foi primeiramente ocupada por povos indígenas. Ainda no período colonial o crescimento populacional e social deu-se pela existência de fazendas concentradas na produção agrícola, pecuária e derivados, traços ainda hoje muito expressivos nas zonas rurais do município e até mesmo em sua sede.
Impossível falar do municipío da Serra e não mencionar o congo. Manifestação cultural expressivamente capixaba que se apresenta sob forma de banda. Compostas por tocadores de tambores, caixas e pirncipalmente de casacas; instrumento genuinamente capixaba. O instrumento é esculpido em madeira e “tocado” com peça de bambu sobreposta que produz uma singularidade sonora e visual.
Mesmo localizado na Região Metropolitana, próximo ao aeroporto, zonas portuárias e polos industriais, o município de Serra possui cinco circuitos de agroturismo que de forma singular e harmônica dialoga com grandes centros urbanos e também com suas belíssimas praias. São eles: Circuito Guaranhuns, Chapada Grande, Pitanga, Muribeca e Circuito das Águas.