Quando participei da 3ª Edição do Pocando no ES, nosso colega blogueiro Marcelo Ribeiro, guia de turismo oficial do evento e escritor do blog Guia&Turismo, nos levou para conhecer brevemente uma praia escondida em Aracruz: a Praia de Gramuté.
Assim que meus olhos avistaram essa praia foi amor à primeira vista. O dia estava muito bonito e as águas do mar da Praia de Gramuté estavam azuis e cristalinas, como só vimos em comerciais de TV, naquelas praias paradisíacas do Caribe. Me perguntava o tempo todo como nunca tinha conhecido aquele lugar, mesmo estando sempre pelo litoral de Aracruz!
Então, voltei à Praia de Gramuté no primeiro dia de 2018, para começar o ano da melhor forma possível. O dia estava meio nublado, mas mesmo assim a praia estava convidativa e belíssima.
Na primeira praia, logo na chegada à Gramuté, a faixa de areia é mais fina e o mar tem menos pedras. Não vi ondas, portanto o mar é calmo e ideal para nadar e praticar mergulho. A faixa de areia é extensa, ótima para praticar esportes, tomar sol e reunir os amigos para tocar violão, como vi um grupo bem bacana fazendo.
Na segunda praia a areia é mais grossa, e o visual é incrível: árvores, pedras, restinga, mangue e arrecifes compõe o cenário, que é de deixar sem fôlego. Na primeira vez que estive na Praia de Gramuté a maré estava baixa, e várias piscinas de águas azuis se formaram entre as pedras. Na segunda vez a maré estava mais cheia, e as ondas balançando as árvores foram um espetáculo à parte.
A terceira praia fica no final do litoral da Praia de Gramuté, e para chegar até ela é necessário percorrer um pequena trilha. No final da trilha, uma paisagem incrível formada por pedras e vegetação nativa leva a uma enseada escondida, com muitas árvores e uma praia de tamanho maior.
É importante salientar que toda a Praia de Gramuté faz parte da área de proteção ambiental “Costa das Águas”. É inadmissível qualquer tipo de interferência humana, degradação ambiental ou falta de cuidado com a vegetação de restinga. Uma praia rica em beleza e biodiversidade que precisa ser preservada e cuidada por quem a frequenta.
Onde:
Rodovia ES 010, sentido Santa Cruz – Aracruz
Como chegar:
Saindo de Vitória em direção à Rodovia do Sol, seguir pela ES-010, passando pelos municípios de Serra e Fundão. Logo após o SESC Praia Formosa, seguir em frente e passar a Pousada Mar de Corais. Entrar na sexta estrada à direita, antes da placa “Estação Biológica Augusto Ruschi”
Dica:
Não há quiosques ou ambulantes na praia, sendo necessário levar tudo o que for consumir. A “Sorveteria Gramuté” fica na entrada da rua que dá acesso à praia. Não esquecer de levar sacola para recolher o lixo, além de repelente