Parque da Fonte Grande

Santo Antônio | Vitória/ES

Minha Experiência

Se você curte caminhada ecológica e trilhas, com o bônus de encontrar paisagens de encher o fôlego, tenho o lugar perfeito: O Parque da Fonte Grande, em Vitória.

 

O Parque Estadual da Fonte Grande é a última área contígua de grande porte com vegetação característica de encostas da Mata Atlântica.

 

Logo na entrada a paisagem encanta: árvores frondosas e altíssimas, além de fontes de água e borboletas, levam ao ponto culminante, que atinge quase 309 m. Lá estão localizadas as torres de rádio e televisão da cidade.

 

Do alto dos vários mirantes espalhados por vários pontos do Parque temos um vista panorâmica das cidades de Vitória, Cariacica e Vila Velha. É a melhor vista da cidade, com uma visão em 360° da Grande Vitória: de lá vemos a Pedra dos Dois Olhos, o Porto de Vitória, a Segunda e a Terceira Ponte, a Fábrica de Chocolates Garoto, o Moxuara… em cada mirante, um espetáculo de imagens e sons da natureza. Porque além da mata e das trilhas, temos a companhia de simpáticos macaquinhos!

 

No caminho para o Mirante do Sumaré (a entrada dele fica atrás da Central de Informações) está a Pedra da Batata, super curiosa por causa da forma que está equilibrada. Em frente a ela encontram-se banquinhos disponíveis para quem quiser parar e respirar o ar puro, ouvindo o canto dos pássaros.

 

A Central de Informações do Parque é uma charmosa casinha de madeira rodeada por plantas, que abriga também um pequeno museu de animais. Há bebedouro disponível, porém não há venda de alimentos. Caso leve refeição, não esqueça de recolher seu lixo, afinal, estamos em plena mata 🙂

 

Calce seu tênis mais confortável, visite o Parque da Fonte Grande e se encante pela sensação maravilhosa de paz por estar no coração da mata e pela sensação de orgulho por ver como nossa terra é tão linda!

 

Informações Gerais

Onde:

Rodovia Serafim Derenzi, em Santo Antônio

 

Como chegar:

No sentido Centro de Vitória (logo após a antiga FAESA) entrar à esquerda. Há também uma entrada por trilha pelo bairro de Fradinhos, mas é mais seguro ir pela Serafim Derenze, de carro ou ônibus. 

 

Horário de Funcionamento:

Terça a domingo, das 08h às 17hs

 

Dicas:

É aconselhável ir em grupo, apesar do Parque possuir vigias. O Parque não aceita entrada de pets.

 

Como chegar