Uma das edificações mais imponentes de Vitória, construída ao longo de cinquenta anos e com estilo gótico, a Catedral Metropolitana de Vitória está reaberta para visitação pública desde o dia 08 de dezembro de 2015, após quase quatro anos de reforma.
A Catedral foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz Nossa Senhora da Vitória e edificada pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, por volta do ano de 1550.
Quando foi criada a Diocese do Espírito Santo e nomeado o primeiro Bispo Dom João Baptista Correia Nery, a pequena igreja passou à condição de catedral e já não mais comportava o crescente número de fiéis, na avaliação do bispado.
Desse modo, foi demolida para dar lugar a uma igreja maior e com estilo condizente com o novo período político e econômico, refletindo também o desejo das autoridades da primeira república em “modernizar” a Capital, o que incluía construções novas que ocupassem o lugar das antigas, consideradas lembranças de um passado sem glórias, sem conforto e sem tecnologia.
Símbolo da cidade de Vitória, a Catedral foi tombada pelo Conselho Estadual de Cultura em maio de 1984. O encanto dos vitrais, doados por influentes famílias, grupos e irmandades locais, é uma de suas principais marcas.
O altar tem imagens belíssimas, mas não pode ser visitado, só apreciado de longe. Fotos são permitidas, sem o uso do recurso de flash.
A Catedral guarda muitas histórias interessantes. Entre as que mais gostei estão as histórias sobre a redescoberta de pinturas em ouro durante o trabalho de restauração, a história sobre o sepultamento do bispo Dom Luiz Scortegagna (seu túmulo fica no andar inferior da Catedral) e a história de onde vieram e como chegaram os vitrais. Vale muito a pena a visita!
Onde:
Praça Dom Luiz Scortegagna, no Centro de Vitória
Como chegar:
Para quem quiser ir de carro há placas indicativas na Av. Jerônimo Monteiro, na Av. Princesa Isabel e na Av. Beira Mar. Fiz o trajeto Av. Jerônimo Monteiro, entrando na rua do MAES (Museu de Arte do Espírito Santo) e subindo em frente a Praça Costa Pereira.
Para quem preferir transporte coletivo, o ponto localizado em frente ao Palácio Anchieta é o mais próximo, pois subindo o Palácio Anchieta e virando à direita já é possível encontrar a rua que sai em frente à Catedral.
Horário de Visitação:
De terça a domingo, das 09hs as 12hs e das 13hs as 17hs.