A cidade de Vila Velha fica a 7 km de Vitória e está localizada na região metropolitana. Pertence à Região Turística Metropolitana, onde se destacam as belas praias, parques e o turismo cultural e religioso.
É o mais antigo município do Espírito Santo. Foi fundada em 23 de maio de 1535 com o nome de Vila do Espírito Santo, pelo português Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e foi sede da capitania até 1549, quando foi transferida para Vitória e o município passou a ter o nome atual.
Vila Velha é a cidade mais populosa do Estado, superando inclusive a capital. A grande maioria de sua população reside na área urbana, que possui grande porte Industrial e o maior centro comercial do Espírito Santo. Possui 32 quilômetros de litoral, sendo praticamente recortado por praias, as quais constituem importantes ícones turísticos e paisagísticos do município, como a Praia da Costa, Itapoã e Itaparica.
Por ser o município mais antigo do Estado, Vila Velha possui construções do século XVI (como o Convento da Penha e a Igreja do Rosário); do século XVII (Forte de São Francisco Xavier); e do século XIX (Farol de Santa Luzia). A cidade também é conhecida popularmente como a “Veneza Capixaba”.