São Mateus

História

A cidade de São Mateus fica a 220 km de Vitória e está localizada na região nordeste. Pertence à Região Turística do Verde e das Águas, onde se destacam as praias como Guriri, Barra Nova e Urussuquara.

 

Os primeiros colonizadores portugueses chegaram a São Mateus por volta de 1544. É uma das cidades mais antigas do país, berço da escravidão e que preserva até hoje comunidades quilombolas.

 

O núcleo urbano de São Mateus originou-se das incursões destinadas a repelir os frequentes ataques indígenas aos colonizadores, situados em Vila Velha. Registre-se, por exemplo, uma batalha entre o filho do Governador-geral e os índios Aimorés em 1558. Em 1596 o padre José de Anchieta visitou a povoação do Cricaré, no dia consagrado a São Mateus e assim, em 21 de setembro de 1764, denominou-se a localidade que se tornou Município. Em 1888 começaram a chegar os primeiros imigrantes italianos.

 

São Mateus foi a primeira cidade do Espírito Santo a possuir um teatro. A cidade possui uma orquestra, que também atua como banda de fanfarra, denominada Lira Mateense. Fundada em 21 de setembro de 1909, caracteriza-se, ao lado da Orquestra Sinfônica do Estado do Espírito Santo, como os dois principais grupos do estado. Atua também na educação musical de jovens e adultos de forma gratuita.

Dados

Como chegar